Agricultura Familiar
Pompeo cobra valorização da agricultura família na tribuna da Câmara
Atualizado quinta-feira, 2 de setembro de 2021 às 13:12- por Israel P. Siqueira
O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) destacou, em pronunciamento, na sessão híbrida da Câmara dos Deputados, a importância da agricultura familiar com suas 5 milhões de pequenas propriedades no Brasil.
O parlamentar afirmou que "77% dos estabelecimentos agrícolas são de pequenos agricultores, que 70% de tudo o que vai para a mesa do trabalhador, do que é consumido pelas famílias, enfim, do consumo no Brasil, saiu da agricultura familiar".
Segundo Pompeo de Mattos, "é impressionante o que vem da pequena propriedade para o prato dos brasileiros: mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, e na pecuária também, a produção de leite, suínos, aves, bovinos; basta ir nas Ceasas de cada estado para ver ali os legumes, verduras, frutas, ou seja, a pequena propriedade, para ter a resposta".
Na geração de empregos, a agricultura familiar é a origem de sete em cada dez postos de trabalho no campo. Segundo parlamentar, “são 10 milhões de postos de trabalho gerados pela agricultura familiar”.
Pompeo lembra que o agricultor tem carregado o Brasil nas costas e que o governo parece trabalhar contra. Nos último dois anos, Brasil caiu da 8ª economia do mundo para 12ª e o real perdeu valor frente ao dólar
Segundo Pompeo, “a gasolina já acumula 50% e o diesel 40% somente em 2021, algo que penaliza demais o pequeno agricultor”.
“Os agricultores estão angustiados e desanimados. Os insumos agrícolas que são dolarizados já têm alta de cerca de 50% no ano. Ração 30 a 40% de aumento. Medicamento animal 30%. Essa conta não fecha”, afirmou Pompeo.
O parlamentar gaúcho cobrou valorização do pequeno agricultor, incentivo a agricultura familiar e o consumo dos alimentos provenientes desse grupo.
Confira a fala do deputado: